terça-feira, 2 de novembro de 2010

Henri Cartier-Bresson


Foi-nos proposto a pesquisa de vinte imagens, entre grupos de dois elementos (eu e a Catarina Pereira), e a cada imagem foi dado um número de 1 a 5. Tinha-mos de escolher duas imagens que continham o número 5, depois trocamos uma foto entra as duas e tive-mos de comentar a imagem da parceira mais a imagem escolhida por mim. Esta fotografia foi escolhida por mim devido a sua composição e por me parecer uma imagem cómica, que me suscitou interesse.

     Gare de Saint Lazare, 1932,  Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson. Este fotógrafo é considerado um dos percussores do fotojornalismo. Viveu bastante para acompanhar as mudanças tecnológicas no mundo da fotografia, 95 anos. Para este grande mestre havia uma certeza: fotografia é o momento certo.
“A Justaposição exprime a interação de estímulos visuais, colocando, como faz, duas sugestões lado a lado e ativando a comparação das relações que se estabelecem entre elas”
Bresson trabalhava com fotografia e era reconhecido pela qualidade de suas composições muito antes do Photoshop, das câmaras digitais, dos computadores - não que eu esteja menosprezando os avanços tecnológicos, muito pelo contrário, analógicos e digitais possuem qualidades, dificuldades e características distintas – mas saber esperar, escolher, conhecer a luz, os estilos de composição imagética, ver além do óbvio, estar atento ao inesperado, são características essenciais a qualquer  fotógrafo.
A foto acima demonstra a preocupação com a simetria, o ângulo, princípio dos terços, moldura, além da inclusão de formas geométricas como rectângulos e triângulos para compor o quadro. Conhecimentos de um artista que iniciou seus estudos na pintura.
Bresson não aprovava as montagens fotojornalistas ou a mistura da publicidade com o jornalismo. Acreditava que o fotojornalismo precisa ser uma comunicação entre os homens. O interesse não estava na fotografia em si, mas nas possibilidades de histórias que ela pode contar.

Sem comentários:

Enviar um comentário